Um dos problemas das Empresas Simples de Credito - ESCs é que não existe uma Central de Riscos, sob a forma de uma rede ou seja das experiências de várias empresas, agrupadas, onde se estude os casos de inadimplência e se elabore as devidas análises do risco de crédito prevendo-se dificuldades tanto para empresas e investidores, como aqui proposto.
O outro assunto aqui tratado que abre a oportunidade de novos importantes aumentos de resultados, é para as empresas que tiverem interesse em atuar também como incubadoras e aceleradoras. Além da captação de clientes pela inovação, reduzem custos de mão de obra pela capacitação, fazendo parte da solução Universidades Corporativas em Rede. Assim, podem fazer parcerias com os laboratórios das universidades e centros de empreendedorismo, estimulando a implantação e desenvolvimento de startups. Esse é o programa Inova Simples dentro da Lei Complementar nº 197 das ESC.
Serviço de Análise de Crédito
A plataforma está a disposição para realizar análises de crédito para os interessados como empresas, fintechs e as próprias ECRs, usando o acervo acima mencionado e ainda: i) Abrir limites nos bancos associados como do BNDES Pronampe / MPME Inovadora; ii) Prestar consultoria após a respectiva análise; iii) Vistar empresas e emitir o Relatório de Visitas abaixo mencionado que deve fazer parte integrante da decisão de crédito.
Na sua estratégia de reduzir riscos para avaliar realidade dos cliente, agrupa sempre várias empresas do mesmo nicho de mercado, obtendo a média dos índices setorial como indicado abaixo.
Tal prática é importante por que as pequenas empresas não têm balanços auditados, ficando mais difícil se analisar um risco isolado, quando se pode comparar dados e, principalmente, retornar as análises de riscos e médias setoriais.
Relatório de Visitas
Neste serviço está a visita as instalações do futuro financiado para: i) Se certificar da autenticidade dos documentos ii) Identificar a concorrência na sua área geográfica; iii) Levantar o potencial de vendas para poder fazer projeções financeiras; iv) Fazer a vistoria do estoque destinado a constituir a garantia sob a forma de Alienação Fiduciária, elaborando o necessário Relatório de Visita, pelo agente associado, devidamente treinado.
Previsão de Falências & Dividendos
Flávio Motta
O Aumento da Inadimplência
O cenário da economia brasileira que tende a piorar de forma acentuada, nós leva a fazer a seguinte pergunta: Como eliminar riscos se a inadimplência já atinge perto de 6,5 milhões de empresas com problemas e 72 milhões de pessoas físicas?
A forma de se proteger da inadimplência, modernamente, não é mais apenas, controlar o retorno do empréstimo de uma forma passiva e acionar os serviços de recuperação de crédito de forma imediata.
Aqui existe um problema moral sério, que permanece invisível há mais de 20 anos, que atrofia o crescimento do país. Os bancos depois de terem obtidos lucros enormes com seus clientes, os abandonam a própria sorte ao menor atraso. E por que não têm interesse em equacionar tal contratempo, pois assim têm a justificativa de terem os juros mais altos do mundo,
Não seria ético terem em um processo de Reanálise de Crédito serviços de apoio, até de consultoria supervisionada que poderia ser feito pelos professores e alunos dos Centros de Empreendedorismo que poderia ser gratuito?
A Estratégia da Solução para Reduzir Riscos de Crédito
Como os bancos, na sua eterna miopia de marketing, não fizeram nada para corrigir tal falta de ética e moral, abriram a porta para os novos concorrentes que usando o conceito BaaS, com um custo operacional muito reduzido, como são os neobanks, sem agências físicas e funcionários contratados via CLT, ocupassem os novos espaços, como são as quase 1.400 fintechs.
É ainda importante registrar que na turbulência da disruptura dos bancos estes estão migrando parra as plataformas digitais, fechando agencias e reduzindo o quadro de colaboradores, ficando a pergunta: É fácil dispensar 10.000 assalariados?
Além disso, estes novos operadores financeiros podem se associar a n+1 plataformas de ponta atingindo milhões de clientes a um baixo custo, ganhando escala. É exemplo desta solução que com a proposta do ser Smart Credit Score
É preciso quebrar paradigmas e entender as dores do cliente, agindo de forma ativa, muito antes da inadimplência. Com as ferramentas inteligentes hoje disponíveis pode-se acompanhar o seu dia a dia, por exemplo da reposição de estoques assim como os recebíveis que indicam se o comportamento das vendas está dentro do projeção.
Dentro dessa linha de raciocino a estratégia da solução é fazer o cruzamento das informações dos sistemas ERP que são básicas, podendo ou não se flexibilizar pagamentos e até se fazer um novo empréstimo emergencial só para cobrir a inadimplência momentânea.
ERPs
Devem fazer parte dessa análise a identificação da forma como a empresa faz sua cobrança e a recuperação de crédito.
Necessidade de Capital de Giro - NCG
O capital de giro que essa solução se dispõe a financiar é sempre com a garantia de estoques sob a forma de Alienação Fiduciária. No vídeo abaixo pode se verificar a importância da Necessidade de Capital de Giro quando o prazo concedido pelos fornecedores é maior do que o das vendas, como pode ser visto no primeiro vídeo acima apresentado quando um robot faz uma análise de crédito.
Capital de Giro de sua Empresa: O que é? Como gerenciar? -